segunda-feira, 7 de outubro de 2013

chapinha.

Curiosidade: Historia da chapinha, prancha, piastra.

Chapinha ou prancha alisadora de cabelos é um instrumento usado para alterar a estrutura do cabelo com ajuda do calor. A chapinha alisadora foi patenteada por Simon E. Monroe em 1906, enquanto em 1909 Issac K. Shero patenteou a prancha alisadora moderna composta de dois ferros lisos que são aquecidos e pressionados um contra o outro.
No Brasil, o uso em larga escala das chapinhas alisadoras está relacionado ao fato de que em torno de 60% das mulheres brasileiras têm cabelos ondulados (dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Porém, o uso das chapinhas alisadoras não está restrito apenas às mulheres com cabelos ondulados, uma vez que as que têm cabelos lisos também a podem utilizar para dar melhor forma ao cabelo.
No Brasil, o uso das chapinhas alisadoras se popularizou bastante por volta do ano 2000. Ela é largamente usada em salões de beleza, mas também há muito uso doméstico das pranchas alisadoras umas vez que elas podem ser facilmente adquiridas em lojas de departamentos.
As pranchas alisadoras modernas têm elementos de cerâmica para aquecimento, os quais causam menos danos aos cabelos, são mais eficientes e aquecem mais rapidamente. As chapinhas alisadores mais baratas geralmente não usam cerâmica para aquecimento. Muitas pranchas alisadoras mais avançadas usam tecnologia iônica ou de luz infra-vermelha, as quais poderiam vedar a umidade e oleosidade, e reduzir a estática e ondulação.

Nenhum comentário: